CLICK PLEAZZZ

domingo, 21 de outubro de 2007

sofrer por amor?

Aqui há dias perguntavam-me se um homem pode sofrer por amor... Deve ser por causa daquela ideia de que "se não resulta com esta, parte-se para outra" tantas vezes associada ao garanhão conquistador.
Apesar de saber a resposta á partida levei o assunto para casa e reflecti sobre ele durante uns minutos.
A resposta é sim. Obvious hein? Sim um homem pode sofrer e sofre muitas vezes por amor. E esse sofimento não é pouco, sobretudo quando o homem ainda não aprendeu as leis do jogo. Arrisco até a dizer que um homem quando ama genuinamente uma mulher tem uma capacidade de amar bem maior do que a mulher. Têm dúvidas? Basta ver que o homem é quem naturalmente procura, apaixona-se e tenta conquistar. Faz sacrifícios, figuras tristes e ás vezes é mesmo humilhado, só para se aproximar, agradar e aprender mais sobre a mulher que ama. Mas mesmo assim nada o impede. Nem a humilhação, a crítica ou a má-língua. Logo aí em toda essa busca e tentativa de aproximação sem olhar ás dificuldades o homem já está a amar de uma forma verdadeira. A mulher passa a amar numa fase posterior e quando já tem o homem a seus pés.
No entanto o homem só ama de uma forma genuina na fase em que ainda é ingénuo quanto ao jogo do amor, quanto ao sexo e quanto às mulheres. Sim, porque quando o homem depois de levar muita porrada na vida e no amor, começa a aprender como são as leis do jogo, então lá se vai o romantismo, lá se vai a capacidade de amar de uma forma genuina e desinteressada e lá se vão todas as outras coisas mais de que as mulheres tanto se queixam que não têm...

3 comentários:

nagraK disse...

:)
pois é hudson, couldn't agree more...

Xana disse...

Gostei do texto. Se é verdade ou não, não sei, mas o que fui aprendendo na vida é que só dá certo quando a sintonia existe e nem sempre vale a pena insistir...

Sebastião da Graça; Rodrigo Pais disse...

Nem todas as vezes que nos sentimos atraídos por uma mulher amamos... Mas por vezes aparece aquela que sem piedade nos arrebata por completo, nos faz sentir felizes na nossa miséria de um quase "suplício". E este sim é o amor. Sentir que existimos para a agradar, para viver com e para esta mulher, abdicar de tudo o que é só nosso e entregarmo-nos incondicionalmente. E aqui é que somos capazes de sofrer por amor, de forma diferente de uma mulher é certo... E o nossa tão mal afamada indiferença surge, quando damos por nós a acordar para a dura e ignorada realidade de que por vezes não vale a pena insistir em algo que nunca chegou a começar. E é o medo de sofrer, toda a tristeza dessa percepção que nos torna "frios", como armadura de protecção própria.

Que nos recordem como os primeiros em que amamos sem condições e não como os "insensíveis" que apesar de tudo sofrem em silêncio.