Neste momento faltam 3 dias, 13 horas e 36 minutos para a fantástica, empolgante, adrenalinizante RED BULL AIR RACE aqui em Portugal (finalmente)!
Depois de cidades como Rio de Janeiro, Istambul, Londres e Budapeste, entre outras, a Fórmula 1 dos ares vem ao Porto!
A Red Bull Air Race foi pela primeira vez para os ares em 2003, organizada em conjunto pela RED BULL (que entrou com o carcanhol) e pelo piloto acrobático Húngaro Peter Besenyei, o qual contribuiu com toda a sua experiência em acrobacia de forma a criar um evento que conseguisse combinar a beleza dos voos acrobático com a velocidade e espectularidade de uma corrida. A Red Bull Air Race reúne anualmente os melhores pilotos do mundo, que competem entre si para obter o titulo mundial. Apenas os 6 primeiros classificados recebem pontos, sendo que o 1º recebe 6 pontos e o 6º apenas 1. Esta pontuação acumula-se e no final das series o piloto com mais pontos é o vencedor.
Os pilotos competem um de cada vez num percurso delineado no chão por meio de uns cones denominados "air gates". Estes gates distam 10 a 14 metros entre si e rasgam-se ao minimo toque com o avião para impedir acidentes e podem "voltar à acção" em 3 minutos por auto-insuflação.
Existem regras de passagem por estes air gates e o seu desrespeito pode significar uma penalização de 3 segundos ou mesmo a desqualificação.
Para os air gates com marcas vermelhas, é exigido aos pilotos que o passem em knife edge, significando isto que o avião tem de ter uma asa a apontar para o solo e outra para o céu, caso contrário não só é penalizado como corre o risco de atingir um air gate visto que estes vermelhos distam apenas 10 metros entre si (a envergadura de um avião da RBAR é de 8 metros).
Já nos air gates azuis é exigido o voo nivelado ( estes air gates distam 14 metros entre si ).
Extra 300s
Zivko Edge 540
MX2
Com uma velocidade de ponta comparável ao Edge, este avião provou que está mais que apto para a RBAR, e é a escolha de alguns pilotos.
Eu vou estar lá! Tenho de estar lá ;)
No sábado de manhã cedinho toca a sair para o Porto e rezar para encontrar um local porreiro para os ver passar...
Quem quiser vir comigo é só dizer!
Depois coloco fotos e quiçá, videos ;)
Para os air gates com marcas vermelhas, é exigido aos pilotos que o passem em knife edge, significando isto que o avião tem de ter uma asa a apontar para o solo e outra para o céu, caso contrário não só é penalizado como corre o risco de atingir um air gate visto que estes vermelhos distam apenas 10 metros entre si (a envergadura de um avião da RBAR é de 8 metros).
Já nos air gates azuis é exigido o voo nivelado ( estes air gates distam 14 metros entre si ).
E perguntam vocês: Sim sim, é tudo muito bonito, mas e então e as máquinas?!?!
Ah pois, para a corrida usam-se apenas 3 tipos de aviões ;)
Ah pois, para a corrida usam-se apenas 3 tipos de aviões ;)
Extra 300s
É um dos aviões de acrobacia mais famosos do mundo, muito devido á sua constante presença no Flight Simulator dos chupistas da Microsoft. Construído em fibra de carbono esta maravilha da mecânica e aerodinâmica é capaz de aguentar uma força de 10g, condição essencial para este tipo de corrida e para o voo acrobático.
Alguns pilotos usam uma variante deste modelo, o Extra 300SR. Este é igual em tudo excepto nuns cavalos a mais a puxar no motor.
Beleza né?...
Alguns pilotos usam uma variante deste modelo, o Extra 300SR. Este é igual em tudo excepto nuns cavalos a mais a puxar no motor.
Beleza né?...
Zivko Edge 540
O Edge 540 tornou-se o avião de eleição dos pilotos da RBAR graças à sua performance claramente superior perante o Extra e o MX2. Esta pequena maravilha aeronáutica é capaz de aguentar 15g e atingir velocidades de 426 km/h (wow!) graças ao seu motor de 310cv.
Com uma velocidade de ponta comparável ao Edge, este avião provou que está mais que apto para a RBAR, e é a escolha de alguns pilotos.
Eu vou estar lá! Tenho de estar lá ;)
No sábado de manhã cedinho toca a sair para o Porto e rezar para encontrar um local porreiro para os ver passar...
Quem quiser vir comigo é só dizer!
Depois coloco fotos e quiçá, videos ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário