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terça-feira, 28 de agosto de 2007

Red Bull Air Race

Neste momento faltam 3 dias, 13 horas e 36 minutos para a fantástica, empolgante, adrenalinizante RED BULL AIR RACE aqui em Portugal (finalmente)!
Depois de cidades como Rio de Janeiro, Istambul, Londres e Budapeste, entre outras, a Fórmula 1 dos ares vem ao Porto!

A Red Bull Air Race foi pela primeira vez para os ares em 2003, organizada em conjunto pela RED BULL (que entrou com o carcanhol) e pelo piloto acrobático Húngaro Peter Besenyei, o qual contribuiu com toda a sua experiência em acrobacia de forma a criar um evento que conseguisse combinar a beleza dos voos acrobático com a velocidade e espectularidade de uma corrida. A Red Bull Air Race reúne anualmente os melhores pilotos do mundo, que competem entre si para obter o titulo mundial. Apenas os 6 primeiros classificados recebem pontos, sendo que o 1º recebe 6 pontos e o 6º apenas 1. Esta pontuação acumula-se e no final das series o piloto com mais pontos é o vencedor.

Os pilotos competem um de cada vez num percurso delineado no chão por meio de uns cones denominados "air gates". Estes gates distam 10 a 14 metros entre si e rasgam-se ao minimo toque com o avião para impedir acidentes e podem "voltar à acção" em 3 minutos por auto-insuflação.
Existem regras de passagem por estes air gates e o seu desrespeito pode significar uma penalização de 3 segundos ou mesmo a desqualificação.
Para os air gates com marcas vermelhas, é exigido aos pilotos que o passem em knife edge, significando isto que o avião tem de ter uma asa a apontar para o solo e outra para o céu, caso contrário não só é penalizado como corre o risco de atingir um air gate visto que estes vermelhos distam apenas 10 metros entre si (a envergadura de um avião da RBAR é de 8 metros).
Já nos air gates azuis é exigido o voo nivelado ( estes air gates distam 14 metros entre si ).

E perguntam vocês: Sim sim, é tudo muito bonito, mas e então e as máquinas?!?!
Ah pois, para a corrida usam-se apenas 3 tipos de aviões ;)

Extra 300s
É um dos aviões de acrobacia mais famosos do mundo, muito devido á sua constante presença no Flight Simulator dos chupistas da Microsoft. Construído em fibra de carbono esta maravilha da mecânica e aerodinâmica é capaz de aguentar uma força de 10g, condição essencial para este tipo de corrida e para o voo acrobático.
Alguns pilotos usam uma variante deste modelo, o Extra 300SR. Este é igual em tudo excepto nuns cavalos a mais a puxar no motor.
Beleza né?...

Zivko Edge 540
O Edge 540 tornou-se o avião de eleição dos pilotos da RBAR graças à sua performance claramente superior perante o Extra e o MX2. Esta pequena maravilha aeronáutica é capaz de aguentar 15g e atingir velocidades de 426 km/h (wow!) graças ao seu motor de 310cv.


MX2
Com uma velocidade de ponta comparável ao Edge, este avião provou que está mais que apto para a RBAR, e é a escolha de alguns pilotos.


Eu vou estar lá! Tenho de estar lá ;)
No sábado de manhã cedinho toca a sair para o Porto e rezar para encontrar um local porreiro para os ver passar...
Quem quiser vir comigo é só dizer!
Depois coloco fotos e quiçá, videos ;)

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